Oruam é preso em flagrante após foragido da justiça ser encontrado em sua casa

Notícias

Na última semana o trapper também havia sido preso por fazer manobras arriscadas na Barra da Tijuca; ele pagou uma fiança de R$ 60 mil reais e foi liberado

Rapper Oruam (Foto/Reprodução/@oruam/Instagram)

O trapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, de 23 anos, foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (26) no Joá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele já era procurado pela polícia por ter abrigado em sua residência um fugitivo da Justiça. Durante a ação, os agentes civis encontraram em sua mansão o traficante Yuri Pereira Gonçalves, que estava sendo procurado por fazer parte de uma organização criminosa. As informações foram divulgadas pelo g1, e a TV Globo capturou o momento da prisão.
Essa nova detenção não está associada ao episódio da semana passada, quando Oruam foi detido por estar com a CNH suspensa após realizar manobras perigosas na Barra da Tijuca, incluindo um “cavalinho de pau” em frente a uma blitz e dirigindo na contramão. Segundo a Polícia Civil, ele foi autuado por direção perigosa e liberado no mesmo dia após pagar uma fiança de R$ 60 mil. Naquele momento, muitos na internet especularam que sua prisão poderia ter sido uma estratégia para promover o lançamento de seu novo álbum, que ocorreu no dia seguinte.

Informações do G1

Conforme informações do g1, o artista estava sob investigação por ter disparado uma arma de fogo de forma indiscriminada em um condomínio em Igaratá (SP) no final do ano passado. Ele foi indiciado pela prática do crime de disparo de arma “após ter colocado em risco a integridade física de diversas pessoas”, conforme relatou a polícia. Oruam foi processado por favorecimento pessoal, conceito que abrange a ajuda a um criminoso para evitar a ação das autoridades, uma vez que Yuri foi localizado em sua propriedade.

Polícia prende traficante Yuri Pereira Gonçalves que estava escondido na mansão do trapper Oruam (Foto/Reprodução/G1)

Quem é Oruam?

Mauro Davi dos Santos Nepomuceno é o nome real de Oruam. Oruam, inclusive, se refere a Mauro de forma invertida: ele transformou seu nome de nascimento em nome artístico. O artista de rap nasceu em 2001, no Morro do Alemão, Rio de Janeiro, local onde viveu a maior parte de sua vida.
Ele é filho de Márcio dos Santos Nepomuceno, também conhecido como Marcinho VP, considerado o comandante da facção Comando Vermelho. O pai de Oruam foi detido por tráfico de drogas e homicídio em 1996, porém, mesmo na prisão, continuou a liderar os ataques.
A conexão entre eles é duramente criticada nas mídias sociais, sobretudo pelo fato de Oruam lutar incessantemente pela família, reafirmando seu amor pelo pai e em busca de sua liberdade. O trapper afirma que o visita regularmente na prisão.
Ele possui uma tatuagem em memória do pai e do traficante Elias Maluco, visto como tio do artista e sentenciado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes.

Lei ‘Contrária a Oruam’

Oruam tornou-se um tema político com a chamada “Lei Anti-Oruam”, que veda a contratação de shows por parte do governo de artistas que de alguma maneira promovam o consumo de drogas ou ao crime organizado. A controvérsia teve início em São Paulo, onde a vereadora Amanda Vettorazzo (União), líder do Movimento Brasil Livre (MBL), sugeriu a restrição alguns dias depois de declarar que Oruam “abriu a porteira para que rappers e funkeiros começassem a produzir músicas endeusando criminosos e líderes de facções, usando de gírias para normalizar o mundo crime na nossa cultura”.

Foto destaque: Trapper Oruam (Reprodução/@oruam/Instagram)

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *